Não sei se você já viu, mas existe uma propaganda na TV dizendo que as nutricionistas não se decidem se comer ovos faz mal ou não a saúde.
Bom…Eu, como nutricionista, estou aqui para esclarecer essa dúvida.
O ovo é composto dos seguintes elementos:
- Calorias: 143 kcal
- Proteínas: 13,0 g
- Lipídeos: 8,9 g
- Colesterol: 353 mg
- Carboidratos: 1,6 g
- Cálcio: 42 mg
- Ferro: 1,6 mg
- Retinol (Vitamina A): 796 mcg
A clara, sem a gema, possui quantidades desprezíveis de gordura e zero de colesterol, uma vez que toda a gordura fica na gema. Além disso a clara de ovo é composta por proteínas de fácil digestão, e de alto valor biológico. Sendo assim, eu recomendo comer clara de ovo.
Porém também é na gema do ovo que está todo o retinol (vitamina A) e o ferro, que são nutrientes importantes para a saúde.
Mas… vamos ao colesterol.
A maioria da população absorve aproximadamente metade do colesterol que ingere, enquanto uma minoria ingere em maior quantidade. Para reduzir a ingestão de colesterol, deve-se diminuir o consumo de alimentos de origem animal, em especial as vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta).
A recomendação para pessoas que têm chances de desenvolver doenças cardiovasculares é de comer menos de 200mg de colesterol por dia, ou seja, menos de um ovo por dia. Mas, como a maioria da população é pouco sensível a ingestão de colesterol, eu, particularmente, recomendo o consumo de ovos no lugar de outras fontes de gordura e colesterol devido aos outros benefícios (teor protéico, vitaminas e minerais).
Se você tem colesterol alto, consuma só a clara. Para a população em geral, tá liberado. Tudo com moderação…ok?
Ah!!! Eu considerei ovos cozidos! Frituras continuam contra-indicadas… SEMPRE!
I just want to mention I’m all new to blogging and honestly loved your page. Likely I’m going to bookmark your blog . You actually have great well written articles. Appreciate it for sharing with us your website.
Olá!
Gostei do texto porque fala de recomendação. E é neste ponto que muitos erram, pois se acham que “pode” comem demais!
Vini