Gente, dieta da moda é… moda! Não tem como escapar. Raros são os pacientes que não me perguntam sobre a ração humana. Não tem nada de novidade… quem nunca ouviu que fibras e cereais integrais são aliados de qualquer dieta?
Bem, peguei as receitas que encontrei na internet, e vamos analisar item por item:
- Fibra de trigo:
É uma ótima fonte de fibras insolúveis, a mais rica que existe. As fibras insolúveis aumentam a velocidade do trânsito intestinal, e sempre recomendo para quem sofre de constipação intestinal. Para pessoas que sofrem de diverticulose ou que tem doença obstrutiva intestinal não é recomendada.
- Soja em pó
É rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.
- Farelo de aveia
É fonte de fibras solúveis, responsáveis pelos benefícios ao coração, redução do colesterol e diminuição da absorção de gorduras. Fonte de proteínas e minerais, contem também antioxidantes, zinco e boro.
- Gergelim
É um grão gostosinho e eu prefiro usar sobre a comida, para temperar saladas… Só por que eu gosto mesmo… é fonte de proteínas, gorduras boas, dentre elas a lecitina, sem falar nas fibras. Por isso tem ação na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Também possuem alto teor de cálcio, fósforo e ferro e são ricas em vitaminas do complexo B.
- Linhaça dourada
Linhaça é tão saudável que teve um post inteiro dedicado a ela… Além das fibras, ela é fonte de importantes ácidos graxos, dentre eles o Ômega 3, que também tem um post só dele.
- Guaraná em pó
É um estimulante do sistema nervoso central, ajudando a aumentar nossa disposição. É bom para curar da preguiça e começar a praticar atividade física.
- Levedo de cerveja
É fonte de vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo, fazendo com que você consiga utilizar a sua energia acumulada (na forma de gordura).
- Gérmen de trigo
Gérmen é a outra parte do grão do trigo. É fonte de vitamina E.
- Açúcar mascavo
Serve mais para melhorar o gosto mesmo. É o açúcar antes do processamento final, e conserva alguns componentes da cana de açúcar, como por exemplo o ferro.
- Gelatina sem sabor
Eu acho que o objetivo de quem inventou de colocar gelatina sem sabor era acrescentar proteína na fórmula. A proteína responsável pela firmeza da pele, pelo aspecto de jovialidade, além de outras funções, é o colágeno. Gelatina é fonte de colágeno. Parece obvio, não é?
Mas, infelizmente, comer colágeno não é a mesma coisa que produzir colágeno. O colágeno da pele, a gente precisa fabricar, e nutrientes como a vitamina C e o zinco são mais essenciais a produção de colágeno que o próprio.
Se alguém me permite modificar a ração humana, eu substituiria a proteína da gelatina por whey protein, que tem um maior valor biológico.
- Quinua
Há pouco era o cereal da moda. Da mesma forma que a aveia e a soja, é fonte de fibras, vitaminas e minerais.
- Cacau em pó
Deve também servir para melhorar o sabor, que é de chocolate, sem a gordura do chocolate e sem açúcar do achocolatado em pó. Também é fonte de antioxidante.
- Farinha de maracujá
A fibra da farinha de maracujá também é benéfica na redução do colesterol.
É isso gente, se alguém souber de alguma receita que tenha algum cereal a mais, por favor compartilhe conosco.
A ração humana é uma mistura de um monte de coisinhas que fazem bem, que podem ser consumidas sozinhas ou misturadas.
Ah detalhe!
A idéia original era substituir refeições, o que pode auxiliar no emagrecimento, pois você deixa de comer as calorias daquela refeição, mas pode fazer com que você deixe de consumir outros alimentos muito importantes, como frutas, verduras e legumes. Então, se for substituir, que seja uma pequena refeição. E não exagere… Uma vez ao dia, 2 ou 3 colheres, ok?
Tenho diverticulose e gostaria de receber via email cardápios ricos em fibras para poder consumir – orientação médica. No aguardo, obrigado.
No seu caso, o ideal é consumir as fibras solúveis (veja o post sobre fibras para saber mais) e evitar alimentos capazes de produzir “resíduos” que entram nos divertículos e podem causar inflamação.