Os benefícios do vinho.

beneficios vinhoDesde os anos 1990s, quando foi divulgado um estudo que revelou o chamado “Paradoxo Francês” propondo os efeitos cardioprotetores do consumo moderando de vinho, esse assunto tem sido exaustivamente estudado por cientistas de todo mundo.

O Paradoxo Francês se refere ao fenômeno de que os franceses, apesar de terem uma dieta rica em manteiga, queijos, ovos e aliada a pouca atividade física, apresentam uma incidência de doenças cardíacas 40% menor que os americanos. Essa diferença foi atribuída do consumo regular de vinho.

Atualmente, sabe-se que a capacidade protetora do vinho se deve a compostos com forte capacidade antioxidante.

Estes compostos são as antocianidinas, as proantocianidinas, os flavonóides e o resveratrol.

Antocianinas:

São pigmentos naturais que produzem a coloração azul, roxa e vermelha nos vegetais. Alimentos como a beterraba, cereja, açaí, uvas roxas e vermelhas, repolho roxo são ricos em antocianidinas. Maçã, uva, chá, amendoim, morango, canela e cacau são ricos em proantocianidinas, substancias que, no corpo, são convertidas em antocianidinas.

As propriedades atribuídas às antocianinas incluem a cicatrização de tecidos, atividade antiinflamatória, melhora do fluxo sanguíneo, redução de colesterol e principalmente atividade antioxidante.

Proantocianidinas:

Esses compostos foram isolados em 1936 e denominados vitamina P. Encontradas naturalmente na casca e na semente das uvas, em amoras, na casca do pinho, nas folhas de chá verde e preto, esse composto tem atividade antioxidante 50 vezes superior ao da vitamina C.

Flavonóides:

Os flavonóides são largamente encontrados na natureza, principalmente na polpa de frutas cítricas, damasco, cereja, uva, pimentão, brócolis, cebola e tomate, além (é claro) do vinho tinto.

Têm atividades protetoras da circulação sangüínea, nos sangramentos, na imunidade, principalmente nas gripes, atividade anticancerígena, e nas doenças cardiovasculares.

Resveratrol:

Presente principalmente na casca das uvas roxas e vermelhas. É produzido nas plantas em resposta a invasão por fungos, promovendo a resistência a infecções, de modo que o nível desses compostos são mais elevados nas uvas cultivadas em climas frios.

Um estudo muito interessante de Harvard comprovou que o resveratrol aumentava a longevidade de cobaias. Porém para reproduzir esse efeito em humanos seria necessário o consumo de 300 taças de vinho por dia!

Outras fontes de resveratrol são o eucalipto, framboesa, amora e amendoim.

Eu não recomendo o consumo de bebidas alcoólicas, por motivos já esclarecidos em outro post… engorda! Além de não fazer bem a saúde. Mas particularmente, acho o vinho uma delícia, e ele entra na lista dos “dias em que saí da dieta”.
O interessante é que podemos obter as vantagens dos compostos do vinho consumindo outros alimentos, então… aproveite!

Um comentário sobre “Os benefícios do vinho.

  1. Não costumo ingerir bebidas alcoólicas, por isto adorei conhecer outras fontes de alimentos que podem substituir o vinho. Além disso, os benefícios para saúde são ótimos.
    Posso considerar que o suco de uva tem os mesmos benefícios, sem tirar nem por nada?
    obrigada!

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