Sal e Sódio: tudo o que você precisa saber.

salVocê escuta o tempo todo que deve evitar ao máximo a adição de sal nos seus alimentos a fim de reduzir o consumo de sódio, certo? Isso faz sentido, até porque o alto consumo de sódio está associado a uma série de problemas de saúde como, por exemplo, a retenção de líquidos no corpo e o aumento da pressão arterial (podendo até causar infartos e derrames).

O que você precisa saber sobre o sal e o seu conteúdo de sódio.

O sal de cozinha (aquele comum que compramos no mercado), o sal marinho (não refinado) e o sal iodado são compostos de cloreto de sódio. Estes são iodados porque a legislação brasileira exige que todo sal vendido no Brasil contenha iodo, para evitar que o corpo sofra a carência deste elemento.

Quando ouvimos falar que devemos evitar o sódio, isso inclui evitar o sal. Apesar de não ser a unica fonte de sódio, o sal é a principal. As carnes, leite, feijões e lentilhas também possuem, naturalmente, uma boa quantidade de sódio.

O cloreto de sódio (sal) possui 39,3% de sódio. A conta é a seguinte:

1g de sal = 0,4 g de sódio

Um adulto precisa de 0,5g de sódio por dia, ou seja, 1,25 g de sal de cozinha por dia. Isso é o equivalente a uma colher daquelas miúdas que servem para mexer café.

Existe no mercado o sal light, composto por 50% cloreto de sódio e 50% cloreto de potássio.

Com este tipo de sal a conta é a seguinte:

1g de sal light = 0,2 g de sódio

Pode ser uma opção interessante para reduzir o consumo de sódio, mas é contra-indicado se você possui doença renal.

Os alimentos ricos em glutamato monossodico, como aqueles temperos prontos, molho de soja, embutidos e alimentos conservados em salmoura (como os enlatados) também devem ser evitados por possuírem uma grande quantidade de sódio.

Se você gostaria de substituir condimentos que contêm muito sódio, você pode abusar de temperos de ervas naturais (só não vale temperos com sabores de ervas, ok?). Use alho, cebola, pimenta, cheiro verde, coentro, orégano, manjericão, salsa, cebolinha, louro e o que mais for do seu gosto.

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7 comentários sobre o tema:

  1. Sou hipertença e grande parte foi por eu ser viciada em fandangos que contem muito sódio e eu não sabia hoje não como mas.mais ainda sou errada porque faço uso de knor e sazon.

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