Triglicérides: o que são e como reduzir seus níveis.

trigliceridesO aumento dos triglicerídeos no sangue está diretamente associado à doença cardíaca, que é a que mais mata no mundo de hoje. E o que isso tem a ver com emagrecimento? O aumento do peso corpóreo está diretamente relacionado ao aumento dos triglicerídeos séricos.


Triglicerídeos são um dos tipos de gordura que circulam no sangue. Se você fizer um lipidograma – exame de sangue que mede a quantidade de gorduras, você vai encontrar os seguintes resultados:

  • Triglicerídeos
  • Colesterol Total
  • LDL –C
  • VLDL – C
  • HDL – C

Triglicerídeo (TG) é a forma que você armazena energia no seu corpo. Logo, o aumento de TG no sangue nem sempre significa que você está comendo muita gordura, mas sim, muitas calorias, inclusive carboidratos. Outros fatores que elevam os triglicerídeos são: dieta muito baixa em gorduras, rica em carboidratos simples, consumo de álcool, obesidade, diabetes não tratado, doença renal crônica, e doença do fígado.

Seguem abaixo algumas dicas para reduzir os TG séricos:

  1. Emagrecer;
  2. Comer menos gordura saturada e colesterol;
  3. Evitar o excesso de carboidratos simples, açúcar, doces e massas;
  4. Fazer atividade física;
  5. Parar de fumar;
  6. Controlar o diabetes, quando presente;
  7. Uso restrito de bebidas alcoólicas;

Nem sempre o aumento de TG esta associado ao aumento do colesterol. Isso porque o colesterol é outro tipo de gordura.

Os LDL, VLDL e HDL são as partículas que transportam os triglicerídeos e o colesterol no sangue. Os LDL e VLDL são chamados de colesterol “ruim” porque transportam gordura para as células, e HDL é chamado de bom, pois retira as gorduras para serem eliminadas pelo fígado.

A medição dos níveis de colesterol e triglicérides são ótimos indicadores de uma alimentação (e estilo de vida) saudável. Fique de olho e acompanhe-os!

Produtos Afiliados:

Deixe um comentário.