Alimentos que reduzem a TPM.

É gente, se você é mulher, provavelmente já passou por isso, e se você é homem, é uma vitima.

Independente da nossa vontade, mensalmente passamos por um período em que simplesmente perdemos o controle… ficamos loucas, chorosas, agressivas, mal humoradas, inchadas…fora sintomas individuais. Os especialistas afirmam que podem existir 150 sintomas diferentes associados à TPM.

Sim, a famosa tensão pré-menstrual.

Não vou mentir dizendo que finalmente a ciência encontrou a cura desse problema, meu objetivo aqui é ajudá-las a passar por esses dias difíceis da melhor maneira possível.

Considerando que nós mulheres menstruamos todos os meses, por mais de 30 anos, pode-se dizer que teremos a síndrome de tensão pré-menstrual por milhares de dias de nossas vidas. Muito tempo perdido com mau humor, e ainda… aquela vontade insaciável de comer doces. aqueles milhares de dias fugindo da dieta… E para os homens, milhares de dias aturando o mau humor!

Nessa fase, como a vontade de comer doces é enorme, engane seu organismo consumindo carboidratos, mas procure os menos calóricos, ou os mais saudáveis. Inclua no cardápio, pão, de preferência o integral, massas, mas sem molhos gordurosos, frutas e muitas frutas e ainda mais frutas.

Evite a todo custo o sal e os alimentos ricos em sódio: embutidos, macarrão instantâneo, temperos prontos, queijos amarelos, enlatados, extrato de tomate, pipoca, pizza, sucos de frutas conservados em benzoato de sódio (é só ler no rótulo).

Beba muita água. Leve uma garrafinha com você para onde você for.

Evite, pelo menos nessa fase, alimentos que aumentam a irritação, como aqueles ricos em cafeína, como café, chá mate, chá preto, e refrigerante a base de cola. Ou melhor, evite refrigerante sempre. E nessa fase, proíba.

E, depois de tudo ser proibido, comer o que?

Coma soja e derivados da soja. As isoflavonas ajudarão a reduzir o inchaço dos seios e a cólica abdominal.

Coma leite e derivados magros, como ricota, iogurte light e leite desnatado. Nessa fase os hormônios atrapalham a absorção do cálcio.

Coma verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, cereais integrais, damasco, abacate, melão e melancia. São fontes de magnésio, que ajudará a reduzir os sintomas.

Coma fibras. Um bom funcionamento intestinal é essencial para reduzir a sensação de inchaço e o desconforto abdominal desta fase.

Coma também o que te faz feliz! Ninguém merece esses dias de mau-humor!

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