Entenda sobre os tipos de gorduras.

gorduras

As gorduras são ricas em calorias (cerca de 9kcal/g) e, por isso, são as principais fontes de energia e a maneira como o seu corpo a armazena. Como são essenciais para a sobrevivência, os seres humanos e animais parecem possuir paladar acentuado por gordura.

Ela é importante para o desenvolvimento e funcionamento do seu cérebro, para a produção de hormônios, além de estar presente em todas as suas células! O problema é o excesso.

Os principais tipos de gorduras na alimentação são os ácidos graxos, os triglicerídeos, os fosfolipídeos e o colesterol.

Conheça os tipos de gorduras.

Os ácidos graxos possuem diferentes tipos de saturação, daí os nomes que ouvimos por ai:

  • Saturados
  • Poliinsaturados
  • Monoinsaturados

Sabe-se que os ácidos graxos saturados aumentam as gorduras no sangue e os poliinsaturados diminuem. Porém, o excesso de poliinsaturados é prejudicial porque eles facilmente produzem radicais livres. As gorduras monoinsaturadas não geram doenças e não produzem tantos radicais livres.

Os ácidos graxos trans (famosa gordura trans) é formada a partir da hidrogenação da gordura poliinsaturada – aquela velha gordura hidrogenada, lembra? – e o seu consumo está associado ao desenvolvimento de doença coronária (infarto), câncer, e outras.

E na prática? Qual gordura comer?

Na maioria das vezes, a gordura saturada está presente em alimentos de origem animal e a mono e poliinsaturada, nas gorduras de origem vegetal. O que foge a regra são os peixes, principalmente os de água fria.

Os óleos vegetais (em sua maioria) são mais saudáveis, mas devem ser consumidos crus como, por exemplo, para temperar saladas, e não em frituras.

Mas lembre-se: engordam!!!

Por isso, consuma-os, mas com moderação.

2 comentários sobre o tema:

  1. Olá ,muito obrigado pelas dicas tão uteis.Gostaria de receber o e-book gratis.
    tenho uma dúvida : se eu tomar 2 litros de agua não poderei sair de casa ,pos não sairei do banheiro e quase nunca sinto sede. poderia me mandar alguma opinião sobre isso ?? desde ja muito obrigado pela atenção .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *