Soja e os níveis de testosterona no corpo.

Soja e TestosteronaVocê com certeza já ouviu falar das famosas isoflavonas da soja, conhecidas como fitoestrógenos, que atuam no corpo humano como repositores hormonais naturais.

Sim, os benefícios do consumo regular da soja são muitos. Além das isoflavonas, que atuam como estrógenos, antiestrógenos, antioxidantes e inibem enzimas ligadas ao desenvolvimento do câncer, a soja contém proteínas de alto valor biológico e seu consumo está associado a baixos níveis de colesterol.

As isoflavonas são encontradas em grande quantidade na soja, porém também estão presentes em lentilhas, feijões e em alguns legumes. A quantidade é bastante variável, uma vez que o cultivo, a industrialização e a armazenagem interferem no teor de isoflavonas dos alimentos.

Produtos fermentados, como a pasta de missô e o molho de soja contêm maior quantidade da forma ativa dos isoflavonóides, enquanto que a farinha de soja, em seu processo de extração, perde todo o seu conteúdo de isoflavonas.

O nosso consumo é, em média, de 1 a 3mg de isoflavonas por dia, enquanto a população oriental consome de 20 a 150mg dia. Essa quantidade tem sido associada a uma menor incidência de câncer e doenças cardiovasculares na população oriental. Mas seria ingênuo se você avaliasse apenas o consumo de soja. A alimentação oriental também possui mais fibras, frutas e verduras.

Por outro lado, o consumo excessivo de soja e seus derivados esta associado à puberdade precoce em meninas e puberdade atrasada em meninos, além do aparecimento de ginecomastia (mamas em homens).

Em homens adultos, parece haver uma redução aguda de testosterona após o consumo de soja, mas não foram feitos estudos a longo prazo, que provem uma real redução do hormônio.

Podemos ver que a soja, se consumida moderadamente, apresenta diversos benefícios à saúde, porém, quando pensamos em hormônios devemos considerar que ainda não existem estudos que comprovem e justifiquem a sua suplementação ou até mesmo de algum de seus derivados.

Portanto, evite os suplementos na forma de comprimidos e cápsulas, pois podem ter efeitos indesejáveis e aproveite os benefícios e sabores dos grãos e derivados da soja!

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *