5 passos para prevenir a gripe.

Gripada

É gente, o verão acabou e logo vai começar a temporada de gripes e resfriados.
Para você se prevenir desses problemas, seguem abaixo 5 passos que podem te ajudar bastante.

Veja como prevenir a gripe:

1. Mantenha uma dieta saudável;
Para manter seu sistema imune sempre pronto para combater vírus e bactérias, você precisa garantir que ele tenha um suprimento constante dos nutrientes essenciais. E não estamos falando de comprimidos de vitamina C, mas de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, todos importantes para o funcionamento do organismo como um todo. Coma pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia, dessa forma, você garante uma quantidade suficiente de vitaminas e minerais, sem a necessidade de suplementos.
E não é difícil manter uma dieta equilibrada! Veja só um exemplo:
• 1 copo de suco de fruta natural no café da manhã
• 1 prato de salada no almoço + 1 fruta de sobremesa
1 fruta no lanche da tarde
• 1 prato de sopa de legumes no jantar
Pronto! 5 porções! Uma alimentação equilibrada garante que seu corpo receba todos os aminoácidos, vitaminas e minerais que o seu sistema imune precisa. Carnes magras também são importantes, pois são fontes de ferro e zinco, minerais cuja deficiência deprime o sistema imune.

Então, outros alimentos importantes para você incluir na dieta são:
• Carnes magras, peixes e aves;
Ovos;
• Leguminosas (feijão, ervilhas e lentilha);
• Grãos integrais;
Nozes e sementes;
2. Durma o suficiente;
Dormir bem é muito importante para a saúde. Dormir ajuda a balancear os hormônios cortisol e melatonina – níveis adequados desses hormônios são importantes para o funcionamento do sistema imune.
3. Pratique exercícios regularmente;
A pratica de atividade física ( lembrando que deve ser regular!!! Não é para ser atleta de fim de semana!!!) faz bem em muitos aspectos. Os estudos mostram que pessoas que praticam atividade física regular ficam menos doentes.
Então, encontre algo que você realmente goste, e o faça com regularidade – mais de três vezes por semana, e o ano todo, sem férias.
4. Reduza o estresse;
O estresse é outro fator que interfere no hormônio cortisol, que tem uma influencia direta na imunidade. Os exercícios podem ajudar, e também outras atividades de lazer e de relaxamento (como a meditação).
5. Lave as mãos sempre;
Por incrível que pareça, as mãos são a principal forma de contagio das gripes e resfriados. Se uma pessoa gripada espirra, coloca as mãos na frente (como manda a nossa educação) e sai da sua sala, deixa os vírus na sua maçaneta…daí é só você colocar as mãos nessa maçaneta…
Mas, se a gripe já te pegou…
Beba bastante líquido, muita água, sucos de frutas, chás, etc., faça pequenas e regulares refeições, e descanse bastante!

Publicidade

2 comentários sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *