Por que dietas radicais engordam?

dieta radical engordaNão tem segredo. Você sabe: para perder peso, você precisa ingerir menos calorias do que gasta. E quanto menos calorias você ingere, mais rápido você emagrece. Certo?

Errado!

Quando você faz essas dietas radicais, que prometem a perda de peso muito rápida, você sofre uma restrição calórica exagerada. Com isso, o seu corpo percebe que está faltando energia e então ele começa a economizar. Chamamos isso de redução da taxa metabólica.

Essa taxa é a quantidade de calorias que o seu corpo utiliza para realizar as funções básicas – para respirar, para bater o coração, para crescer… Quando o seu corpo percebe que você está consumindo poucas calorias, ele passa a fazer isso mais lentamente, para economizar mesmo.  Isso faz com que você passe a acumular a energia na forma de gordura. Por isso, no final, você acaba engordando mais.

Para evitar cair nessa cilada que são as dietas radicais, desconfie:

  • De dietas que prometem a perda de mais de 4 kg por mês, que é a perda de peso considerada saudável.
  • De dietas que se restringem a poucos alimentos ou que sejam muito repetitivas. Como, por exemplo, uma mesma sopa todo dia, ou um determinado suco. Estas possuem o risco de serem desequilibradas, e podem ser prejudiciais.

Quando te indicarem estas receitas “milagrosas” com a perda de peso rápida (exemplos como a dieta da sopa, de líquido, de água e outras) tome cuidado!

Para manter a perda de peso, você precisa passar por um processo de adaptação. Seja de hábitos, níveis de fome

O que é melhor? Perder peso rápido, ou manter-se magro?

Pense no longo prazo.

Publicidade

6 comentários sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *