O que você precisa para manter seus ossos saudáveis.

osso saudavelVocê sabia que a osteoporose é uma doença que tem inicio na infância, e tem uma faixa crucial que é a adolescência? É nessa etapa da vida onde a maioria do cálcio é depositado nos seus ossos. Depois da adolescência, o importante é você manter o que foi construído.

A osteoporose é hoje uma das doenças mais prevalentes na população idosa. Ela em si não mata, mas as fraturas decorrentes da doença matam, ou pelo menos deixam muitos idosos inválidos. Eu sei que você sabe que o osso é feito de cálcio e que você precisa ingerir cálcio para manter a saúde dos ossos. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem outros nutrientes que, junto com o cálcio, ajudam a manter ossos fortes e saudáveis.

Como ter ossos saudáveis.

São eles:

  • Cálcio

Presente principalmente no leite e em derivados lácteos. Se você não gostar de leite, coma, pelo menos, queijo ou iogurte. São necessárias 3 a 4 porções de derivados lácteos por dia para você atingir as necessidades de cálcio (1 porção= 1 copo de leite ou 1 fatia de queijo ou 1 pote de iogurte).

  • Fosfato

O fosfato está presente em praticamente todos os alimentos. A ingestão em excesso é que pode levar a um desequilíbrio, e assim aumentar a perda óssea. Esse excesso de fósforo acontece em pessoas que tomam muito refrigerante. Mesmo o light, ou o zero, que não tem calorias, são ruins porque possuem muito fósforo. Então, mais um motivo para evitar!

  • Vitamina D

O mais importante para você ter uma quantidade suficiente de vitamina D é tomar sol. Não precisa ser muito, 15 minutos, antes das 10h ou após as 16h, e o protetor solar não influencia, então use! Isso acontece porque ela é ativada na pele pelos raios UV.

  • Fitoestrogenos

As isoflavonas da soja são parecidas com um hormônio, o estrogênio, que protegem os ossos.  Logo, comer soja ajuda a proteger seus ossos.

  • Magnésio

Mais da metade do magnésio do seu organismo está depositado nos ossos.

  • Vitamina K

A vitamina K é importante no processo de fixação do cálcio nos seus ossos. Ela está presente nos vegetais folhosos, principalmente os verde-escuros, como couve e espinafre.

  • Flúor

Ele confere rigidez ao osso.

  • Cobre
  • Manganês
  • Ferro
  • Zinco
  • Boro

Esses elementos (cobre, manganês, ferro, zinco e boro) agem na síntese de colágeno, a “cola” dos ossos, e por isso, são muito importantes para a sua saúde.

Existem ainda, certos alimentos que, em excesso, promovem a perda de cálcio, isto é, aumentam as chances de você ter osteoporose. São eles: as proteínas, o sódio, a cafeína e o álcool. Consuma-os com moderação.

Publicidade

3 comentários sobre o tema:

  1. Matéria mto. interessante, porque nós mulheres somos as mais atingidas por perda de massa óssea devido a menopausa, então é sempre bem vinda informaçõe que nos mostrem como melhorar a alimentação e por conseguinte a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *