Afinal, o que são Probióticos?

probioticosManter um intestino saudável é o primeiro passo para a alimentação saudável. É no intestino que os alimentos são absorvidos. Além disso, um funcionamento normal garante a sensação de bem estar que garante a continuidade do seu novo habito alimentar.

Mas o que são probióticos?

Probioticos são microorganismos que vivem no intestino.

O conceito de probiótico tem mais de cem anos. Desde o século passado, na Europa Oriental, era conhecido o efeito do iogurte de promover a longevidade.

Probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidade suficiente, têm efeito benéfico ao seu organismo. São comercializados na forma de preparações farmacêuticas (cápsulas e sachet) ou naturais (leite fermentado ou iogurte).

Entre os seus benefícios destacam-se:

  • O aumento da imunidade, ou seja, da capacidade do seu corpo de combater infecções;
  • A regulação do transito intestinal, sendo usados tanto na constipação intestinal quanto, e principalmente, em casos de diarréia;
  • Ajudam na digestão, principalmente nas pessoas que não toleram lactose (o açúcar do leite).

Não existem contra-indicações conhecidas ao uso desses microorganismos.  Recomenda-se o consumo diário, de um potinho de iogurte, ou de leite fermentado, ou ainda de um sachet.

Você pode comprar os iogurtes enriquecidos com probioticos (está sempre no rótulo), leites fermentados (Yakult e similares). Pode ainda comprar o pó para fazer iogurte em casa, que fica mais em conta. Os saches tem um custo maior, mas possuem também maior variedade e quantidade de microorganismos, e são vendidos em farmácias especializadas.

Publicidade

2 comentários sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *