5 hábitos saudáveis para driblar o colesterol alto.

Visto como vilão há tempos, o colesterol deixa muitas pessoas em estado de alarme. Se você se encaixa nesse perfil, não se preocupe, alguns alimentos podem lhe auxiliar a reduzir ou manter o colesterol em equilíbrio.

A verdade é que esse lipídio (gordura) é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele desempenha importantes funções: é essencial para construir e manter as membranas celulares, participa na produção de hormônios e é importante no metabolismo das vitaminas.

Para circular pelo nosso organismo, o colesterol se liga a lipoproteínas, como o LDL, conhecido como colesterol “ruim” e HDL, conhecido como colesterol “bom”.

 

O LDL é conhecido como vilão por aumentar o risco da formação de placas de gordura, que mais tarde podem gerar doenças cardiovasculares. Já o HDL, é responsável por eliminar o excesso de colesterol do corpo, por isso, é conhecido como o bom colesterol.

Se você tem o colesterol alto ou quer manter-lo em equilíbrio, procure adotar os seguintes hábitos:

  1.  Mexa-se: a prática regular de atividade física está associada a baixos níveis de colesterol. Portanto, não fique parado e lembre-se: no mínimo 30 minutos de atividade física diariamente!
  2. Manteiga ou margarina? Se você está com o colesterol alto, prefira a margarina! Procure no supermercado as enriquecidas com fitoesteróis, compostos naturalmente presente em óleos vegetais que prometem auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Só não se esqueça de que 1 colher de sopa de margarina tem, em média, 115 calorias. Em contrapartida, 1 colher de sopa de queijo cottage tem, em média 28 calorias e uma baixa quantidade de gorduras.
  3. Invista em Antioxidantes. Presentes nas frutas e vegetais, os antioxidantes protegem o organismo contra os efeitos dos radicais livres, ou seja, impedem a oxidação do LDL. A vitamina C e E, os carotenóides e a isoflavona têm essa ação no organismo. Procure garantir a presença de frutas cítricas, vegetais e grãos em sua alimentação.
  4. Fibras. A aveia, por conter fibras solúveis, é uma excelente aliada. Você pode consumi-la em iogurtes, frutas, vitaminas e até mesmo, em preparações salgadas como sopas e tortas.
  5. Gorduras do bem.  Procure evitar o consumo de alimentos fontes de gorduras trans e hidrogenadas como frituras, biscoitos recheados, sorvetes, salgadinhos, molhos prontos, entre outros. Substitua-os por óleos de origem vegetal como o azeite extra virgem, castanhas, abacate e peixes, ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Essas, são as famosas gorduras do bem.

Adotar uma rotina saudável desde cedo é a melhor maneira de garantir uma vida com qualidade e bem estar. Não fique fora dessa.

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