O cacau do chocolate: o que ele faz por você.

CacauNossa, o que mais eu ouvi no período de Páscoa foram listas e mais listas de benefícios do chocolate. Tudo é desculpa pra fugir da dieta!!!


É fato que o CACAU é fonte de várias substâncias saudáveis, e o chocolate é sem dúvida a forma mais gostosa de consumir cacau.
É também fato que:

  1. O chocolate ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
  2. Os ácidos fenólicos presentes no CACAU têm ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade.
  3. Os antioxidantes presentes no chocolate previnem o acúmulo de gordura nas células.
  4. Os flavonóides do chocolate têm ação anti-inflamatória, inibem a coagulação, aumentam o HDL (colesterol bom) e diminuem o LDL (colesterol ruim).
  5. O chocolate melhora a dilatação das artérias, diminuindo a pressão arterial.
  6. O chocolate previne câncer.
  7. Contem teobromina, com ação diurética, como também tem ação semelhante à cafeína, como estimulante do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos. Em cada 100 gramas de chocolate é possível encontrar 160 miligramas de teobromina.

Todos esses efeitos são devido ao cacau, que está presente em maior quantidade de chocolate amargo. Os mesmo benefícios não são encontrados no chocolate ao leite e branco.

O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias)
Em 20 gramas de chocolate amargo há 120 calorias. Em dez dias, serão 1.200 calorias. Em 2 meses, será aproximadamente um quilo. Em um ano, são 5kg.

Assim, se você não resiste e precisa comer mais de um pedacinho por dia (como eu!!!), eu recomendo que, se você deseja obter tais benefícios, consuma o cacau.

Eu sugiro o uso do cacau em pó desengordurado, que substitui o achocolatado em pó, misturado com leite desnatado. Mas use em menor quantidade, pois tem um sabor muito mais forte. Pode ser usado também em qualquer preparação que use achocolatado, só que não tem açúcar, então você vai precisar adoçar.
Faça bom proveito!

Produtos Afiliados:

Um comentário em “O cacau do chocolate: o que ele faz por você.”

  • Aroma Mineiro:

    […] é encontrada em outras bebidas, em proporções menores, tais como naquelas bebidas contendocacau, cola, chocolate, além do chá e de alguns remédios do tipo analgésico ou contra […]

Deixe um comentário.