7 benefícios da linhaça

linhaçaA linhaça pode ser considerada uma forte aliada se você busca ou possui uma alimentação equilibrada. Por prover diversos nutrientes, é um grão que complementa a alimentação e traz diversos benefícios para a sua saúde.

A linhaça (semente do linho) possui um altíssimo teor de fibras. Além disso, contém proteínas e ácidos graxos poliinsaturados Ômega 6  e Ômega 3.

Tabela nutricional:

Linhaça Conteúdo por 100g
Calorias (kcal) 584
Proteinas(g) 14,1
Lipídeos, dos quais: 32,4
Saturados(g) 4,2
Monoinsaturados(g) 7,1
Poliinsaturados(g) 25,3
Omega 3 (g) 19,81
Omega 6 (g) 5,42
Colesterol 0
Carboidratos (g) 43,3
Fibras (g) 33,5
Cálcio (mg) 211
Magnésio (mg) 347
Fósforo (mg) 615
Ferro (mg) 4,7
Potássio (mg) 869
Sódio (mg) 9
Zinco (mg) 4,4
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO

Para se ter uma idéia, 100 gramas de linhaça contém 20 vezes mais ômega 3 do que a mesma quantidade de carne de peixe.

Por essas razões, a linhaça é ótima para:

  1. Emagrecer;
  2. Reduzir o colesterol;
  3. Controlar o diabetes;
  4. Aliviar a constipação intestinal;
  5. Aumentar a imunidade;
  6. Reduzir processos inflamatórios;
  7. Melhorar o aspecto da pele e dos cabelos;

Se você deseja aproveitar os benefícios dessa semente, você precisa consumi-la moida. Isso acontece porque a fibra da casca da linhaça não é digerível.
Existe no mercado a farinha de linhaça, mas precisa ser armazenada longe da luz para não perder suas propriedades. O ideal mesmo seria moer na hora de consumir, mas para ficar mais prático, ela ainda dura três dias depois de moída.
Recomenda-se 2 colheres de sopa por dia.
Você pode consumi-la misturada a sucos, iogurte, nos cereais, vitaminas, e ainda recomendo colocar sobre a salada de folhas junto com azeite (para temperar).
Se você não gostar do sabor ou se não gosta de ingerir grãos, existe o óleo de linhaça em cápsula que é vendido em lojas de produtos naturais, e não precisa de receita médica.

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3 Comentários em “7 benefícios da linhaça”

  • marisa bll:

    Estou aminada para iniciar um cardápio mais saudavel, apos ler os artigos de seu blog, obrigada, obrigada para mim sua missão de ajuda esclarecedoura foi cumprida. abraços .Marisa bru

  • Michelle:

    Amei as informações deste reportagem.
    Graças a você resolvi experimentar. É difícil no início, mas o resultado vale a pena.
    Obrigada!

  • Maria Eliete:

    Documentário muito interessante e esclarecedor. Faço uso do alho, da linhaça e do pó do babaçu. Tenho uma saúde ótima graças a Deus e a esses complementos alimentares. Parabéns e obrigada por nos esclarecer os benefícios desses produtos para nossa sáude!

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