7 benefícios da linhaça

linhaçaA linhaça pode ser considerada uma forte aliada se você busca ou possui uma alimentação equilibrada. Por prover diversos nutrientes, é um grão que complementa a alimentação e traz diversos benefícios para a sua saúde.

A linhaça (semente do linho) possui um altíssimo teor de fibras. Além disso, contém proteínas e ácidos graxos poliinsaturados Ômega 6  e Ômega 3.

Tabela nutricional:

LinhaçaConteúdo por 100g
Calorias (kcal)584
Proteinas(g)14,1
Lipídeos, dos quais:32,4
Saturados(g)4,2
Monoinsaturados(g)7,1
Poliinsaturados(g)25,3
Omega 3 (g)19,81
Omega 6 (g)5,42
Colesterol0
Carboidratos (g)43,3
Fibras (g)33,5
Cálcio (mg)211
Magnésio (mg)347
Fósforo (mg)615
Ferro (mg)4,7
Potássio (mg)869
Sódio (mg)9
Zinco (mg)4,4
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO

Para se ter uma idéia, 100 gramas de linhaça contém 20 vezes mais ômega 3 do que a mesma quantidade de carne de peixe.

Por essas razões, a linhaça é ótima para:

  1. Emagrecer;
  2. Reduzir o colesterol;
  3. Controlar o diabetes;
  4. Aliviar a constipação intestinal;
  5. Aumentar a imunidade;
  6. Reduzir processos inflamatórios;
  7. Melhorar o aspecto da pele e dos cabelos;

Se você deseja aproveitar os benefícios dessa semente, você precisa consumi-la moida. Isso acontece porque a fibra da casca da linhaça não é digerível.
Existe no mercado a farinha de linhaça, mas precisa ser armazenada longe da luz para não perder suas propriedades. O ideal mesmo seria moer na hora de consumir, mas para ficar mais prático, ela ainda dura três dias depois de moída.
Recomenda-se 2 colheres de sopa por dia.
Você pode consumi-la misturada a sucos, iogurte, nos cereais, vitaminas, e ainda recomendo colocar sobre a salada de folhas junto com azeite (para temperar).
Se você não gostar do sabor ou se não gosta de ingerir grãos, existe o óleo de linhaça em cápsula que é vendido em lojas de produtos naturais, e não precisa de receita médica.

3 comentários sobre o tema:

  1. Estou aminada para iniciar um cardápio mais saudavel, apos ler os artigos de seu blog, obrigada, obrigada para mim sua missão de ajuda esclarecedoura foi cumprida. abraços .Marisa bru

  2. Amei as informações deste reportagem.
    Graças a você resolvi experimentar. É difícil no início, mas o resultado vale a pena.
    Obrigada!

  3. Documentário muito interessante e esclarecedor. Faço uso do alho, da linhaça e do pó do babaçu. Tenho uma saúde ótima graças a Deus e a esses complementos alimentares. Parabéns e obrigada por nos esclarecer os benefícios desses produtos para nossa sáude!

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