Os benefícios do chá verde.

Chá verde, preto, branco e vermelho… você encontra no mercado chás de tudo quanto é cor. Todos estes trazem algum tipo de benefício e podem ser encontrados em diversos formatos. Neste caso, me refiro ao chá obtido da infusão de folhas da erva Camelia sinensis. Em relação as cápsulas, eu explico no final.


A infusão da erva possui catequinas (que são um tipo de flavonóide), cafeína, taninos, ou seja, uma série de antioxidantes dos quais eu relatei os benefícios em outros posts.

Eis aqui alguns benefícios do chá verde já comprovados:

  • Diminui o colesterol ruim;
  • Protege o coração das doenças cardíacas;
  • Previne contra o câncer;
  • Estimula a imunidade;
  • Acelera o metabolismo;
  • Funciona como um estimulante para o cérebro (da mesma forma que o café);
  • Diminui as reações inflamatórias;
  • Previne a degradação do colágeno, ou seja, previne rugas, celulite, melhorando o aspecto da pele;
  • Previne o aparecimento do Mal de Alzheimer.

Eu recomendo duas xícaras do chá por dia, uma no meio da manhã e outra no meio da tarde. Evite tomar muito perto das principais refeições (almoço e jantar) pois ele pode reduzir a absorção de alguns nutrientes importantes, como o ferro; e também a noite, pois, por ser estimulante, pode causar insônia em pessoas sensíveis.
Por acelerar o metabolismo, ele ajuda a emagrecer. Gente, AJUDA! Não emagrece sozinho! Eles aumentam o gasto energético (ou seja, a quantidade de calorias que você gasta por dia) em 4 a 5%. Não é muito, mas um empurrãozinho vai bem. O resto é com a alimentação mesmo…
E não adianta pensar “quanto mais, melhor”. Como vovó sempre dizia, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.
Mais de quatro ou cinco xícaras por dia e pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos. Pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento, que às vezes não é perceptível, causando problemas sérios ao paciente. Como reduz a absorção de ferro, o uso crônico e, em excesso pode levar a pessoa a desenvolver uma anemia.
Atualmente o extrato do chá tem sido comercializado em cápsulas, contendo em cada uma o equivalente a mais de dez xícaras do chá. Além de não ter nenhum benefício reconhecido pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância
Sanitária), o excesso tem efeito colateral. Pode causar diarréia, vômito, mal estar, palpitação, insônia, irritabilidade.

Então, consuma o chá mesmo… para variar o sabor, ele pode ser misturado a outras ervas ou com frutas, que não só melhoram o sabor mas ainda adicionam fibras e vitaminas no seu dia!

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5 comentários sobre o tema:

  1. Um chá de vez em quando vai bem, neh amiga. Nao sabia que tem todos estes benefícios ( e malefícios tb!). Bom saber … Entretanto, a dica do post passado , sobre o suco de beringela, ainda foi a melhor.
    Estou adorando as dicas.
    Obrigada!!

  2. Gostei da explicação, utilizo o chá verde para emagrecer, porem aprendí que ele ajuda e não emagrece, mas tem muita receita como: dieta do chá verde, é real e confiavel?

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