Os benefícios do café.

caféSendo uma das bebidas mais consumidas em todo mundo, o café provoca muita polêmica em relação aos seus efeitos na saúde. Não importando em qual momento do dia ou ocasião, se você adora aquele cafezinho, vale a pena guardar alguns minutos para ler este post.


A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas pode estar presente em muitas comidas e bebidas. Essa substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde se inclui também o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o seu sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta de curta duração.
Além do café, a cafeína também é encontrada em outras bebidas, em proporções menores, tais como naquelas bebidas contendo cacau, cola, chocolate, além do chá e de alguns remédios do tipo analgésico ou contra gripes.
Veja abaixo os níveis de cafeína:

  • Café Expresso (2 xícaras) 250 a 330 mg;
  • Café descafeinado 1 – 5 mg;
  • Café preparado por decantação 40 – 170 mg;
  • Café preparado por gotejamento 60 – 180 mg;
  • Café solúvel 30 – 120 mg;
  • Chá preparado 20 – 110 mg;
  • Chá instantâneo 25 – 50 mg;
  • Chocolate 2 – 20 mg;
  • Coca Cola 45 mg;
  • Diet Coke 45 mg;
  • Pepsi Cola 40 mg;
  • Refrigerantes diversos 2 – 20 mg;
  • Medicamentos analgésicos 30 – 200 mg;
  • Remédios para resfriados 30 – 100 mg.

O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Conta, também, com uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. Toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.
Uma xícara comum de café contém cerca de 50 a 150 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara de chá ou de refrigerantes a base de cola tem entre 35 a 50 miligramas. O café coado tem menos teor de cafeína que o café sírio, que não se filtra. Já o café expresso (sob pressão de vapor) tem maior proporção de cafeína e, conseqüentemente, gera um maior estado energético.
Em medicina, a cafeína tem sido usada para:

  • Reativar padrões deprimidos de respiração;
  • Auxiliar no tratamento de dores, principalmente de cabeça e enxaqueca;
  • Como coadjuvante em muitos remédios para o dor;
  • Controle do peso;
  • Alívio de alergias;
  • Melhorar o estado de alerta;
  • Tratar crises de enxaqueca (por contrair os vasos cerebrais).

O uso agudo da cafeína em pessoas não acostumadas pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos.

A partir de 250 mg a cafeína estimula o aumento da secreção ácido pelo estomago, podendo causar desconforto em pessoas portadoras de gastrite. Porém, pelo mesmo motivo, pode ajudar na digestão se você exagerar na quantidade de comida, principalmente de proteína.
A cafeína mobiliza a gordura armazenada no corpo e a leva para o sangue para ser usada como fonte de energia. Meu medo em dizer que ela ajuda a emagrecer é as pessoas começarem a tomar café em baldes!

Mas é verdade, ela ajuda.

O efeito da cafeína na performance dos exercícios deve-se, provavelmente, à diferença na percepção do cansaço, ou seja, ela teria um papel ergogênico no desempenho do exercício alterando a percepção neural do esforço e da disponibilidade física.
Quanto ao aumento da osteoporose, o consumo moderado de cafeína não possui relação com o problema, mas o consumo exagerado de cafeína deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa, isto é, de doses acima de 500 mg diários de cafeína pode influir na ocorrência de osteoporose, mas apenas nas mulheres que consomem uma quantidade inferior a 800 mg de cálcio na dieta.

Se você deseja saber a quantidade ideal de consumo de café, saiba que uma série de estudos mostram benefícios em ingerir 2 a 3 xícaras de café por dia, não mais do que isso.

E outra coisa… evite o açúcar!

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18 Comentários em “Os benefícios do café.”

  • Telma:

    Muito boa a matéria, valeu pela dica .
    Eu amo café …

  • Felipe:

    Ouvi dizer q o Guaraná natural tem uma quantidade de cafeina muito superior ao do café… é verdade?

    E a quantidade de cafeina em energeticos, como Red Bull, podem fazer algum mal?

    Obrigado

  • emilia:

    Que boa notícia, eu adoro um cafézinho. Tomo 3 a 4 cafés por dia, tenho que tirar um para estar dentro dos padrões.

    Abs

  • Alessandra; curitiba:

    Adorei a materia eu amo café, é uma delicia ainda mais com um frio que fas.

  • valfredo borges farias:

    Achei muito importante a matéria sobre o café.

  • marcelino:

    Adorei. Sempre fui fã de café, agora então …
    Não temerei

  • Edneia:

    Adoro café!Não consigo ficar sem tomar café um dia sequer,fico sonolenta,sem energia,basta uma xícara e já estou pronta pro que der e vier,como trabalho de terça à domingo,dá-lhe CAFÉ!

  • carlos alberto froes roque:

    dicas, ótimas, café bebida favorita…

  • Maria Ferreira:

    Eu gosto muito do café mesmo pq sinto-me bem disposta pra trabalhar e devertir, o unico problema é que fico a tremer muito por mais que eu tento controlar nao consigo e isso me deixa desconfortavel.

  • willians:

    materia muito boa eu amo um cafezinho

  • Millah:

    Muito bacana, adoro café.. ainda mais que ele é o meu forte aliado.. quando fico estudando..

  • Maurício:

    Parabéns! Esse artigo está muito bom. Todo o conteúdo dele está correto. Parabéns mesmo e continue assim, compartilhando seus valiosos conhecimentos para as pessoas.

  • ERNESTINA CANDIDA:

    Eu sou louca,louca, louca por café.
    Acho que fui desmamada com café.Afinal,eu nasci na zona de agricultura cafeeira.
    Se tiver que escolher entre um prato de comida e um copão (300 ml) de café, com certeza, vou escolher o café.

  • João José:

    Eu bebo de uma a duas garrafas de café, pois tenho habito noturno. Só não sou muito de praticar exercícios. Mas se eu praticasse exercícios regularmente, eu poderia emagrecer alguns quilos indesejáveis.

  • Mauricio Souza:

    Parabéns pelo artigo, muito bom!
    Mas juro que fiquei preocupado. Você nos aconselho a tomar somente de 2 a 3 xicaras de café ao dia.
    Bom! eu costumo tomar umas duas jarras da minha cafeteira que é de 24 xicaras, ou seja, 48 xicaras ao dia e eu ainda acrescento ao pó do café, guaraná e canela em pó.
    será que esse consumo pode me prejudicar?

  • Sonia:

    Eu tomo 1 e 1/2 xicaras de café sem açucar todas as manhãs e não bebo mais no decorrer do dia.creio que fico com muita disposição para os meus afazeres,sinto que ele me ajuda até nas minhas descisões.Obrigado por este belo artigo. Parabéns a todos.

  • Damazio:

    meu irmao sou louco por café, e um bom companheiro das horas vagas………!

  • dan:

    Eu amo café,bebo cerca de 10 xícaras de café por dia…

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