O papel do antioxidante contra os radicais livres: como manter uma vida mais saudável.

antioxidantes - radicais livresVocê sabe qual o papel do antioxidante? Qual a sua importância na saúde?

O seu corpo produz continuamente radicais livres, que são espécies reativas de oxigênio e aumentam na presença de poluição, cigarro, estresse psicológico, excesso de exercício, luz solar, ferimentos traumáticos e outros vários fatores negativos.

Esses radicais livres são como se fossem vândalos, que destroem tudo o que encontram. São responsáveis pelo envelhecimento das suas células e estão associados a uma infinidade de doenças (incluindo doenças do coração e o câncer).

Felizmente, a natureza é sabia. Seu corpo também produz substâncias antioxidantes, que servem para combater os radicais livres. Você também pode adquirir antioxidantes por meio da alimentação, sendo uma das principais funções de algumas vitaminas e minerais: dentre elas a vitamina C, a vitamina A, vitamina E, vitaminas do complexo B,  selênio e zinco.

Os antioxidantes estão amplamente distribuídos nas frutas e legumes. Quanto mais colorido e brilhante o vegetal, mais antioxidantes ele terá. É importante saber que os alimentos são melhores fontes de antioxidantes do que a forma de suplementos (cápsulas e comprimidos). Além de serem mais gostosos, abrangem uma maior e mais complexa sorte de  outros elementos que tendem a trabalhar em conjunto.
Assim, recomenda-se 5 porções – ou 400g de frutas e legumes por dia – e podem ser o da sua preferência!  Pode ser o que você mais gosta, e quanto mais variável melhor.

Mas lembre-se que deve ser todo dia. Pode ser in natura, nas saladas, sucos, vitaminas, junto às refeições, como lanchinhos fora de hora, vale tudo. Só não vale ficar sem!!!

Vai aí uma listinha do que não pode faltar no seu dia-a-dia para manter seus estoques de antioxidantes em dia:

  1. Cenoura
  2. Brócolis
  3. Espinafre
  4. Tomates
  5. Chá verde
  6. Uvas roxas, suco de uva integral ou vinho tinto
  7. Cebola, principalmente a roxa
  8. Castanha do Pará (1 por dia)
  9. Soja
  10. Romã

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3 comentários sobre o tema:

  1. Hoje em dia, é muito difícil manter uma rotina saudável como esta. Muitos itens citados, como romã e brócolis, não fazem parte do nosso cotidiano, principalmente quando falamos de pessoas até 30 anos que não moram com a família, chegam em casa somente a noite, comem algo rápido e dormem pouco tempo depois.

    Quais são as opções aos alimentos citados a cima? Dentre a lista, há alguns alimentos essenciais para todos os dias e outros importantes só que em uma frequencia menor (ex: semanalmente)?

    obrigado,

  2. Eu até cocordo com a romã, mas brocolis a gente encontra congelado, pronto para consumo em qualquer mercado!!! Mas tudo bem, vamos lá. Não existe recomendação de uma quantidade diária total de antioxidantes, então não tenho como quantificar uma medida exata. A recomendação de 5 porções de frutas e legumes por dia parece ser suficiente. Assim, posso te dar como exemplo: ao acordar, vitamina de mamão com banana (já foram duas porções!), suco de laranja no almoço (+1 porção), alguma salada no restaurante (+1 porção) , algum legume no jantar (vale colocar salada que você compra pronta no mercado dentro de um sanduíche), pronto, está aí a sua cota diária!

  3. Bah, brócolis leva 5 min pra fazer, dá pra por em molho e tudo. Alimentação saudável é uma escolha, ao invés de ir no mercado e comprar lasanha congelada, é só comprar alimentos integrais e deu, não tem dificuldade nenhuma em se preparar um sanduiche natural, uma sopa, salada ou até mesmo em comer uma fruta.

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