Por que alguns alimentos viciam?

A imagem ao lado deu água na boca? Você já se perguntou por que tudo que é gostoso engorda? Por que será que mesmo sabendo que engorda, você come?

É importante você entender porquê isso acontece para evitar cair nesta armadilha.

Entenda a razão pela qual certos alimentos viciam.

O seu cérebro é programado para procurar os alimentos que são os mais energéticos. Em outras palavras, os que têm mais calorias (e que acabam fazendo você engordar).

Essa procura acontece porque os nossos antepassados (e não digo os mais recentes, mas sim os de milhares de anos atrás) só sobreviveram porque tinham uma capacidade maior armazenar gordura no corpo. Essa época era marcada por uma intensa escassez de alimentos, por isso a necessidade de buscar e armazenar.

Com a evolução da nossa espécie esse mecanismo se enraizou na nossa natureza e, atualmente, é chamado de “busca e recompensa”. Isso porque o cérebro produz uma substância que diz para o seu corpo que você deve repetir este comportamento porque ele que vai te ajudar a sobreviver.  Se você repetir esse mecanismo tendo como estímulo certos alimentos, você vai acabar se viciando neles.

Como prova de que este traço se mantém presente até os dias atuais, recentemente os cientistas descobriram que os alimentos ricos em açúcar, sal, gorduras e refrigerantes ativam as áreas do seu cérebro responsáveis pelos mecanismos de busca e recompensa, ou seja, as áreas cerebrais responsáveis pelo vício, exatamente igual ao de algumas drogas, como a cocaína. Isso determina uma dependência química, e faz com que você acabe comendo compulsivamente e rejeite os alimentos saudáveis.
O que você pode fazer para reduzir esse risco?

  • Consuma todo tipo de alimento (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) das mais diversas fontes. Quanto mais variada a alimentação, mais saudável ela é.
  • Experimente frutas exóticas, receitas novas, misturas inesperadas… o importante é sentir prazer ao se alimentar.
  • Procure lugares agradáveis, companhias mais agradáveis ainda. Sinta-se bem ao comer bem. O cérebro sabe quando você está feliz, e vai procurar repetir esse comportamento.
  • Faça outras coisas que te deixam feliz, além de comer. Ouça música, veja filmes, olhe para o céu, faça exercícios, medite, caminhe ao ar livre…

O estimulo para você manter uma dieta saudável deve vir do bem estar que ela proporciona. A sensação de privação, de fome, de vazio, dará lugar a uma incrível sensação de leveza, disposição e bem estar.
Se você, em algum momento, sentir a sensação de privação, de fome e/ou vazio citadas anteriormente, reveja as dicas que te passei e procure a que está faltando no seu cotidiano.

Publicidade

2 comentários sobre o tema:

  1. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Essas revistas de emagrecimento como “Dieta”, sempre nos dizem para iniciar uma alimentação saudavel com um prato inicial com legumes e verduras. E só depois comer entao o prato principal. Assim tenho algumas dúvidas:

    1-ISto está de fato relacionado com a sensação de saciedade?
    2-A ingestão de verduras diminuiria a absorção de nutrientes, diminuindo consequentemente a absorção de calorias?

    Grata! e o blog está muito bom! parabéns!

  2. Olá,
    Iniciar a refeição com salada nos faz comer menos calorias durante a refeição. As fibras auxiliam na sensação de saciedade e também podem reduzir a absorção de gorduras, além de serem ricas em vitaminas e minerais.
    Só não vale abusar dos molhos para salada!!!

    Em breve teremos um post sobre esse assunto. Fique ligada!
    Obrigada pela colaboração, espero que tenha agregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *