Alimentos Orgânicos: tudo o que você precisa saber.

alimento organicoVocê sabe o que são alimentos orgânicos e no que eles podem influenciar na sua saúde?

Você sabe que a base da sua saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas são importantes para a sua qualidade de vida.

Mas muitos me perguntam se os agrotóxicos, que sabemos que são indiscriminadamente usados no nosso pais, não podem trazer prejuízos a nossa saúde. E podem! Infelizmente, hoje vale tudo em nome do aumento da produtividade e do lucro. Com isso, surge a duvida: será que é seguro para a sua saúde comer aquela salada, ou aquele tomate lindo, enorme, vermelhão?

O termo orgânico reflete a forma de cultivo, e não propriamente a uma classe de alimentos. São aqueles vegetais que conhecemos, mas que são cultivados sem adubos químicos e agrotóxicos.

As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar:

  • A conservação do solo e da água
  • Redução da poluição
  • Conservação da vida silvestre
  • Manutenção das relações de trabalho

Uma curiosidade:

  • Os vegetais e/ou frutas às vezes são menores, ou menos brilhantes, pois não carregam nenhuma química para enganar os olhos, mas costumam ser mais saborosos.

Isso você pode comprovar!

O produto orgânico evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Sendo assim, você mesmo gastando um pouco mais, acaba economizando com tratamentos médicos. Mas saiba que a inclusão de produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e, no longo prazo, torna estes produtos mais baratos.

No final, a grande vantagem dos alimentos orgânicos passa pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, uma vez que a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo.

Mas preste atenção! Os alimentos orgânicos passam por um processo de certificação, e recebem o selo de orgânico. Alguns dos mais conhecidos são o Ecocert e IBD (mas existem outros). Fique de olho nos rótulos!

Existe ainda o alimento hidropônico, que é produzido na água. Este não é orgânico, pois utiliza adubos químicos solúveis.

Publicidade

Um comentário sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *