Alimentos funcionais para a sua saúde.

alimentos funcionaisVocê já precisou resolver problemas de saúde de forma natural? Já procurou informações sobre como reduzir seus níveis de colesterol, como se proteger de doenças ou como desintoxicar o corpo mas não achou informação confiável sobre o assunto?

No passado eu tive e também conheço muitas pessoas que ainda têm essa dificuldade, com isso em mente desenvolvi esse post para ajudar você a achar soluções para alguns problemas por meio da alimentação funcional.

Naturalmente, todos os alimentos são funcionais, uma vez que nos proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo.

Nas últimas décadas, o termo funcional está sendo aplicado a alimentos com uma característica diferente: a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas. Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças.
A própria ANVISA define como alimento funcional aquele que produz efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

Eu, pessoalmente, explico como funcionais as novas atribuições e novas substâncias encontradas pela ciência nos alimentos que muitas pessoas já estão habituadas a comer. Por exemplo, não é nenhuma novidade que tomate faz bem a saúde, mas agora sabe-se que ele é rico em licopeno, e que essa substância tem efeito protetor contra alguns tipos de câncer.

Então aí vão alguns outros exemplos para que você possa saber como alimentos funcionais podem influenciar na sua saúde:

  • Azeite de oliva

É fonte de ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS. Tem efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata;

  • Peixes de água fria, frutos do mar e linhaça:

São fontes de ÔMEGA – 3: Tem efeito protetor de doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim) , além de diminuir a quantidade de triglicérides no sangue;

  • Óleos vegetais:

Alguns exemplos são o azeite, óleo de canola, óleo de milho e óleo de girassol, assim como nas nozes, soja, linhaça e gergelim. Estes possuem ÔMEGA – 6, que proporciona um efeito protetor para as doenças cardiovasculares;

  • Óleos vegetais, legumes, gergelim, e semente de girassol:

São ricos em FITOESTERÓIS, que agem precipitando o colesterol dietético presente no intestino, pode colaborar com a redução da absorção do colesterol. Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintomas de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase;

  • Soja e inhame:

Possuem FITOESTRÓGENOS, chamados isoflavonas (genisteína e a daidzina). Estes são associados a menor incidência de doenças cardiovasculares, câncer de mama, câncer de próstata e osteoporose.

  • Batata e repolho branco:

São ricos em Antocianinas (flavonóides) Possuem propriedades anticarcinogênicas, antiinflamatórias e antialérgicas.

  • Cerejas, uvas, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjela e outros:

Possuem Antoxantinas (flavinóides). Possuem propriedades anticarcinogênicas, antiinflamatórias e antialérgicas.

  • Cenoura, abóbora e mamão:

São fontes de CAROTENÓIDES, que são essenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovasculares.

  • Tomate e melancia:

São fontes de LICOPENO. Ele reduz a concentração de radicais livres, previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL.

Para obter os efeitos em totalidade é necessário ingerir diariamente 5 porções (400g) de futas e vegetais por dia. No caso das carnes (de peixe citadas) comer pelo menos duas vezes por semana.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *