Açúcar ou Mel: qual a melhor opção?

Mel
Se você busca uma opção mais saudável, saiba porque o mel é mais vantajoso que o açúcar.

O mel é produzido pelas abelhas quando elas convertem sacarose do néctar das flores (isso mesmo, sacarose, igual ao açúcar que você come) em frutose e glicose. A glicose é o destino final, dentro do corpo, de todo açúcar que você consome. O corpo absorve a frutose (açucar das frutas), a lactose (açucar do leite), a sacarose (açúcar branco), e converte a glicose, que é o combustível preferido do corpo.

O mel contém açúcar simples em sua composição. Dentro do corpo, açúcar é açúcar, não importa de onde vem.

Se o seu objetivo é emagrecer, não faz muita diferença consumir açúcar branco ou mel. Só para termos idéia, a composição de cada um, por 100g:

Calorias Carboidratos (g) Proteínas (g) Gorduras (g) Cálcio (mg) Ferro (mg) Vit C (mg)
Açúcar branco 387 99,5 0,0 0,0 4,0 0,1 0,0
Mel 309 84 0,2 0,0 10,0 0,3 0,7

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos- TACO

A diferença é que o mel, além de açúcar, possui:

Vale a pena substituir, em sucos e cereais, o açúcar pelo mel. O que não pode é abusar na quantidade (tanto do açúcar quanto do mel) devido o  alto teor de calorias.

7 comentários sobre o tema:

  1. Tem sim!
    O mel não deve ser consumido por crianças até um ano de idade, devido ao risco de contaminação pela toxina botulínica, e também por pessoas diabéticas.

  2. Oi Renata tudo bem?
    eh a primeira vez que eu entro no seu site e eu amei!
    eh mtu bom =D
    soh que eu tenho uma duvida:
    qual a quantidade recomendada de mel para ser consumida por dia?
    eu estou pensando em substituir o açucar pelo mel, por ter mais vantagens
    se poder me ajudar ficaria grata *.*
    bjs flor parabéns pelo site
    fik cm Deus s2

  3. Olá. A minha dúvida é a seguinte: parece que preciso colocar muito mais mel para adoçar um mingau do que se estivesse usando açucar. Isso é normal?

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